1- Alfabetizar, letrando
Objetivo/Foco: Ler e escrever para aprender a ler e a escrever - promovendo situações que permitam a reflexão sobre a linguagem nos seus diferentes contextos de usos.
Rotina: Colocar as crianças, diariamente em contato com as mais variadas situações (criativas e criadoras) de fala, leitura e escrita na perspectiva de ampliar o universo simbólico da criança... Promover práticas de leituras de linguagens simbólicas nas quais as crianças possam comunicar-se entre si com os adultos através do brincar, dos contos de fadas e da arte.
Promover situações de fala, leitura escrita e outras manifestações para que a criança possa usar e desfrutar da linguagem. A tarefa da professora é o de proporcionar um ambiente propício para que a criança perceba a leitura como algo desejável: apresentar o valor e o significado da leitura. Nesta etapa é importante enfatizar o processo da iniciação da criança na literatura e que a leitura seja resultado do desejo da criança tornar-se leitor/escritor em detrimento aos aspectos técnicos da aprendizagem da leitura e da escrita. Ter o texto literário como base.
Experiências compartilhadas de leitura e de escrita (em situações de leitura e escrita gratificantes em que grupo de crianças observa um bom leitor ler com fluência e expressividade e acompanha visualmente o texto...), Conversar sobre o lido, relacionar com experiências vividas, audição de contação de histórias.
Imersão na linguagem escrita – formas de linguagem por meio de seu uso funcional:
Interagir com diferentes gêneros e suportes textuais
Desenvolver a habilidade para ler o mundo, interrogando os textos autênticos da sala de aula e de seu meio.
È tempo também do professor/mediador privilegiar em seu programa o desenvolvimento da consciência fonológica da criança, não de forma isolada e com objetivo em si mesma capacidade de ler com autonomia pressupõe a aquisição de habilidades pertinentes ( reconhecer letras e fonemas decodificação de palavras): Brincar com as palavras – “jogos práticos”
Produzir textos orais e escritos e a partir destes, promover situações que permitam a aquisição das regras estruturais da linguagem: perceber que as letras substituem os sons e que os sons podem ser combinados para formar palavras, frases...
2- Letrar alfabetizando
Objetivo/foco: Aprender a ler e escrever de forma independente.
Rotina: Promover momentos diários e sistemáticos de leitura, escrita e de fala através de atividades e experiências diversificadas considerando as necessidades e desejos de cada grupo;
“Mergulhar” a criança no mundo letrado: Fazer visitas sistemáticas na biblioteca ou sala de leitura, bancas de revista para que a criança tenha contato com diferentes gêneros textuais.
Nesta etapa, é preciso consolidar as aprendizagens anteriores e dar continuidade ao processo de alfabetização e de letramento, trabalhando estas duas dimensões simultaneamente, ou seja, conciliando atividades de alfabetização e letramento, enfatizando, no entanto, o trabalho com leitura e produção de texto.
Descoberta que a sociedade é orientada pela escrita: História da escrita
Compreender e usar os princípios da escrita
Aprendizagem da relação entre os símbolos (letras) e os fonemas, entendendo por fonema os sons constitutivos da fala (se refere à aprendizagem dos fônicos). Realizar isso a partir de uma rica conceitualização das funções da linguagem escrita, lembrando que o ensino letra-som não tem sentido para uma criança se esta não conhece as funções da linguagem impressa e a existência de distintos tipos de textos (contos, cartazes, poemas, receitas...):
- Associação fonema- grafema;
- Associação som/ponto de articulação/letra;
- Descoberta da combinação entre as letras entre si;
- Reconhecimento da seqüência de sons dentro de uma palavra.
Análise estrutural das palavras;
Análise contextual (implica na habilidade do leitor reconhecer palavras desconhecidas e seus significados mediante a posição ou função da palavra dentro de um padrão familiar de oração).
Trabalhar leitura, produção textual e gramática de forma interligada.
Trabalhar com projetos que envolvam a necessidade da interlocução entre as áreas do conhecimento na compreensão de si do outro e do mundo.
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