terça-feira, 29 de junho de 2010

A utilização de recursos tecnológicos na Educação Infantil

Este texto escrito por Simone Bozzetto leva-nos a refletir que um dos grandes desafios dos professores hoje é de saber escolher entre as tecnologias disponíveis, quais as mais adequadas, que possibilitam aprendizagens mais significativas, estimulando as capacidades de organizar, analisar, refletir, interagir... Mas os professores ao longo de sua caminhada já utilizavam tecnologias como os livros, a fala, a escrita, os “computadores”, as TICs vieram para facilitar, contribuir com informações e auxiliar os processos de ensinar e aprender.

O aluno precisa ser considerado agente do processo de construção do seu conhecimento e o professor seu condutor, facilitador, mediador desse saberes, que instiga e provoca reflexões. Que aprende junto com o aluno enquanto ensina, com temas de interesse atuais, desenvolve projetos cooperativos, que utiliza diferentes tecnologias em suas pesquisas e reflete sua própria prática. Essas atividades interdisciplinares são voltadas para a aprendizagem do aluno, que é sujeito do processo, ampliando as potencialidades cognitivas, afetivas e sociais.

Os especialistas em educação: educadores, precisam a todo momento estar em busca de formação para atuarem qualitativamente com as TICs na educação, para melhor desenvolver o processo de ações pedagógica significativas. Principalmente na educação infantil, pois os sujeitos estão se iniciando neste meio e precisam de orientadores que lhes conduzam com responsabilidade.

Assim como o homem criativo inventa novas tecnologias, as modifica, assim também ele é modificado pelas tecnologias que ele próprio criou. Sendo que a escola deve acompanhar as mudanças e avanços de equipamentos e programas que poderão ser úteis como ferramentas de ensino e preparar os profissionais para atuarem com segurança com os mesmos.

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