terça-feira, 29 de junho de 2010

Das salas de aula aos ambientes virtuais de aprendizagem

Um dos momentos de estudo em aula foi a reflexão deste texto escrito por Vani Kenski.

Desde a expansão das TCI, ocorreram mudanças nas formas de ensinar e aprender e mesmo fora da escola professor e aluno estabelece contato com diferentes mídias.

É importante pensar que a aprendizagem não ocorre somente na escola, na presença do professor em sala de aula e que a aprendizagem será mais significativa quando houver maior interação e comunicação entre os sujeitos agentes do processo. É preciso que se organizem novas experiências educacionais em que as tecnologias possam ser utilizadas em processos cooperativos de aprendizagem, em que se valorizem o diálogo e a participação de todos, expandindo as aulas e incorporando novos ambientes e processos, fortalecendo o ensino-aprendizagem.

Os espaços virtuais de aprendizagem nas escolas, tanto em aulas presenciais como em semipresenciais, garantem o acesso rápido as informações e a comunicação interpessoal, em qualquer tempo e lugar, sustentando o desenvolvimento de projetos em colaboração e a sua coordenação.

A flexibilização da navegação oferecem aos estudantes oportunidades de definirem seus próprios caminhos de acesso as informações desejadas.

Professores bem formados e informados conseguem ministrar aulas de qualidade, mesmo que tenham em sua sala alunos bem informados tecnologicamente e outros semi-analfabetos, fazem com que coletivamente aprendam a aprender, a respeitar, a aceitar, a serem melhores pessoas e cidadãos participativos, valorizando os conhecimentos já construídos para transformar a sala de aula em espaços de aprendizagem ativa e de reflexão, capacitando-os para não apenas lidar com as novas exigências do mercado de trabalho, mas para que saibam transformar as informações em conhecimentos, sabendo de posicionar criticamente frente à realidade.

E como consta neste texto, escrito Por Vani Moreira Kenski “e escola não se acaba por conta das tecnologias. Estas são oportunidades a serem aproveitadas pela escola para impulsionar a educação de acordo com as necessidades de cada época”. Dessa forma, as tecnologias de informação e comunicação exigem uma reestruturação ampla dos objetivos de ensino e de aprendizagem e do sistema escolar como um todo.

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